A Mídia: História vai julgar quem não agir contra aquecimento global diz Papa | OU | O Papa: Cada um tem uma responsabilidade moral

A Mídia: “História vai julgar quem não agir contra aquecimento global”

Francisco condenou céticos que não acreditam nas mudanças climáticas

O Papa Francisco condenou fortemente os céticos que não acreditam nas mudanças climáticas, nesta segunda-feira, durante voo no avião papal em direção à Roma, na Itália, após uma viagem de cinco dias pela Colômbia.

O Pontífice disse que a história irá julgar quem não agir contra o aquecimento global e não tomar as medidas necessárias para reduzir as emissões de gases que provocam o aquecimento do planeta.

Fonte:
https://oglobo.globo.com/sociedade/historia-vai-julgar-quem-nao-agir-contra-aquecimento-global-diz-papa-21808854

 

O Papa: “Cada um tem uma responsabilidade moral pequeninha ou maior: ao aceitar, ao dar opinião ou ao tomar decisões”

Eu digo: cada um tem a sua própria responsabilidade moral, primeiro. Segundo: se alguém está um pouco duvidoso de que isso não é tão verdadeiro, que pergunte aos cientistas. Eles são muito claros. Não são opinião que caem do céu. Eles são muito claros. E que depois decida. E a história julgará as decisões. Obrigado.

Fonte:
http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/571582-mudancas-climaticas-a-historia-julgara-a-decisao-dos-governantes-entrevista-com-o-papa-francisco-no-voo-de-volta-da-colombia

 

Como Essa Notícia Foi Distorcida

O Santo Padre estava numa entrevista coletiva no avião, onde algumas das maiores distorções de suas falas costumam acontecer, e emitiu a sua opinião sobre o Aquecimento Global, chamando todos a se preocuparem com ele. Ele crê nesse fenômeno pois acredita nos cientistas e exorta as pessoas a seguirem o que os cientistas ensinam.

Foi isso, nada mais.

Não uma emissão de julgamento sobre as pessoas, nem como noticiado pela Globo: “Francisco condenou céticos que não acreditam nas mudanças climáticas”. Como o Santo Padre nos pediu, olhemos os dados científicos e tomemos as decisões baseados na consciência, pois certamente a história julgará as decisões.

Leia o texto original e tire as próprias conclusões se a notícia foi honesta com a exposição do Santo Padre. O Santo Padre o Papa Francisco parte da premissa que os cientistas estão sendo honestos e científicos nessa questão e chama-nos a avaliar também, com honestidade.

se alguém está um pouco duvidoso de que isso não é tão verdadeiro, que pergunte aos cientistas

Então a forma com que a notícia foi passada novamente torce muito a intenção do Santo Padre, emitindo um “duro julgamento” que não existiu contra os que “não querem parar de emitir os gases que provocam o aquecimento”, coisa que ele nunca disse.

Fonte Original com a coletiva completa em italiano (Vaticano):
http://w2.vatican.va/content/francesco/it/speeches/2017/september/documents/papa-francesco_20170911_viaggioapostolico-colombia-voloritorno.html