Meu irmão, minha irmã,

Talvez você tenha caído nesta página por estar aflito, angustiado… quem sabe por algo que ouviu sobre o Santo Padre – ou até por algo que ouviu/leu o próprio Santo Padre dizer. Angustiado e com a Fé abalada, pois “aquilo” que você ouviu ou leu em algum lugar não parece saudável para a Fé. Não parece fazer bem para a Alma de todos. Não parece Católico.

Algo de errado lhe soa aos ouvidos e reverbera em seu coração. Pode ter sido uma notícia, um Tweet ou o pedaço de um vídeo. Pode ter sido a postagem de algum Teólogo que você respeita, ou até mesmo de um Padre! Quiçá um Bispo! Pode ser sobre uma entrevista do Papa, sobre a última Encíclica ou sobre uma Audiência que ele deu para alguém em algum lugar…

Irmão… irmã… confie em mim: eu entendo perfeitamente o que você está sentindo. O que posso dizer, antes de mais nada, é: acalme-se. Confie neste irmão que, por Jesus, lhe partilha um pouco da sua vida: não importa o que esteja te deixando aflito ou aflita neste exato momento, vai passar. E quando passar – porque vai, tão certo quanto o Sol nascerá amanhã, essa aflição irá passar – você verá que as coisas se ajustaram e que ter sofrido deste jeito não foi nem útil, nem virtuoso, nem ajudou a Igreja de Jesus.

Antes de iniciar o Site, eu também me vi aflito inúmeras vezes com o que lia sobre o Santo Padre. Num determinado momento, comecei até a desconfiar da catolicidade do Papa, em meu coração. Se não fosse por São Cirilo de Jerusalém, São Josemaria Escrivá e por Jesus, Nosso Senhor, eu creio que talvez tivesse caído no desespero.

Uma hora eu cansei. E comecei a ir a fundo, e entender, com Paciência e com a Verdade exatamente o que o Papa estava falando, com as Palavras dele. Sim… porque, o que sempre ocorria: eu sempre me informava sobre o Papa através de recortes: recortes de influenciadores, recortes de vídeos, recortes de notícias e frases isoladas… Quando comecei a buscar a ler o que o Papa escrevia comecei a entender o seu pensamento. E logo percebi que uma coisa é o que o Papa Disse, mas outra é o que disseram que Ele disse. E uma terceira é o que significa aquilo que Ele disse.

Bem, vou resumir: tenha calma. O Papa é mais católico do que você ou eu, não tenha dúvidas disso. A vida dEle é totalmente voltada para o Evangelho e para levar Jesus às pessoas. Nós normalmente não enxergamos isso porque não acompanhamos o Santo Padre de perto… só acompanhamos Ele através de notícias.

Pois bem, o Papa é católico. Agora, infelizmente, tem bastante gente que gostaria que Ele não fosse. Infelizmente, até mesmo católicos, colocando palavras na boca do Papa – ou, mais sutil ainda, distorcendo significados daquilo que O Papa Disse. Normalmente é na Internet que esbarramos com essas pessoas… que conseguem apresentar para nós as coisas relativas ao Santo Padre de modo que gere dúvida e insegurança em nossos corações.

O que eu posso lhe garantir: não sei o motivo que te trouxe aflito até aqui, mas essa falta de Paz não é fruto do Espírito Santo, isso eu garanto; o primeiro passo de todos, para começar a sanar as dúvidas, é confiar em Jesus, na promessa dEle para a Igreja e no Papa (eu sei que pode ser difícil, mas você não se arrependerá se depositar confiança no Vigário de Cristo). Confiança e Prudência. A Prudência é a mãe de todas as Virtudes.

Não é Virtude alguma ter opiniões formadas sobre as coisas que se desconhece. Não é virtude opinar sobre assuntos que ainda não se analisou com calma. Analise a coisa com calma primeiro. Confie na Igreja, em Jesus, no Papa; e, ponha-se a estudar com calma o que está te afligindo. O furacão midiático vai passar, certo como o Sol nascerá amanhã e você terá todo o tempo do mundo para estudar e entender o assunto que te aflige.

Aqui há um pequeno artigo que nos ajuda a lembrar como devemos lidar quando alguém apresenta algo para nós que pode ser um Boato Papal. Caso não se trate disso, você pode ir diretamente no site do Vaticano para ler com os próprios olhos aquilo que o Santo Padre disse, na íntegra. Se mesmo assim alguma coisa ainda te soa estranha aos ouvidos, não tenha medo: cedo ou tarde, após estudar melhor o assunto, você verá que o Santo Padre é um santo homem e que Sua preocupação não é outra, senão pregar sempre melhor o Evangelho.

Às vezes nós aprendemos muito sobre a Fé online; mas mesmo os grandes catequistas online possuem suas limitações. Todos temos limitações, eles também tem, então, há algumas coisas que às vezes não aprendemos ainda – mas que o Papa sabe muito bem -. Uma delas, em especial, pode ser a Doutrina Social da Igreja. Ela é um guia para o Católico viver firme e alegre no mundo de hoje, evangelizando a todos com a própria vida. Se entendermos o que está lá, vamos entender uma boa parte daquilo que o Santo Padre diz.

Um passo de cada vez, com calma, as coisas se clarificam; e Jesus pode brilhar em nós enquanto temos a tranquilidade e a Paz que a Igreja de Deus está em boas mãos com o Papa Francisco. Espero que você goste do site.