Compreender a Doutrina Social da Igreja é fundamental para entender as ações e discursos do Santo Padre. O Papa Francisco tomou como missão pessoal viver e levar a Igreja a viver tudo aquilo que a Doutrina Social da Igreja ensina como sendo necessário para os tempos atuais.

O Compêndio foi finalizado em 2004, sob o pontificado de São João Paulo II. Nele encontramos a abordagem sobre alguns assuntos muito relevantes para os tempos atuais, em absoluta sintonia com as ações do Papa Francisco. Temas como Pena de Morte, Desarmamento Civil, Imigração, Organização das Nações Unidas e muitos outros – que dizem respeito à Igreja nos tempos atuais – estão condensados no Compêndio da Doutrina Social da Igreja, que é publicamente acessível e gratúito.

A Igreja, povo peregrino, entra no terceiro milênio da era cristã conduzida por Cristo, o «Grande Pastor»(Hb 13, 20): Ele é a «Porta Santa» (cf. Jo 10, 9) que transpusemos durante o Grande Jubileu do ano 2000. Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida (cf. Jo 14, 6): contemplando o Rosto do Senhor, confirmamos a nossa fé e a nossa esperança n’Ele, único Salvador e fim da história.

A Igreja continua a interpelar todos os povos e todas as nações, porque somente no nome de Cristo a salvação é dada ao homem. A salvação, que o Senhor Jesus nos conquistou por um “alto preço” (cf. 1Cor 6, 20; 1Pd 1, 18-19), se realiza na vida nova que espera os justos após a morte, mas abrange também este mundo (cf. 1Cor 7, 31) nas realidades da economia e do trabalho, da sociedade e da política, da técnica e da comunicação, da comunidade internacional e das relações entre as culturas e os povos. «Jesus veio trazer a salvação integral, que abrange o homem todo e todos os homens, abrindo-lhes os horizontes admiráveis da filiação divina».

Compêndio da DSI, 1