A Mídia: “Foto oficial capta constrangimento do encontro”
A recepção aconteceu de forma protocolar, mas a foto oficial, que mostra um Trump sorridente ao lado do papa com semblante muito sério, deixou transparecer o constrangimento do momento.
Fonte:
http://veja.abril.com.br/mundo/papa-e-trump-foto-oficial-capta-constrangimento-do-encontro/
Pós-verdade: “Foto de Trump com o Papa obviamente não representa o “clima” de todo o encontro”
O Papa, evidentemente, riu diversas vezes. Trump também chegou a ficar sério. Porque isso é o NORMAL. O clique “famoso”, que mostra uma fração de segundo, tem puro e simples objetivo de atuar na “guerra de informação”, sendo propagado nas bolhas pós-verdadeiras em que isso é interessante.
Fonte Nâo Católica mas imparcial quanto ao Papa:
http://www.implicante.org/blog/pos-verdade-foto-de-trump-com-o-papa-obviamente-nao-representa-o-clima-de-todo-o-encontro/?utm_content=buffer29ac5&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer
Como essa notícia foi distorcida?
Há evidênte interesse da mídia em ressaltar um antagonismo excessivo entre o Santo Padre e o atual presidente dos Estados Unidos. Nos encontros realizados entre ambos, há troca de elogios e clima amistoso. Como o Santo Padre possui para com todos os chefes de Estado.
Além da opinião do site “implicante” e da nossa, há também esse excelente video, em espanhol, que realiza uma boa análise da linguagem corporal do encontro:
Certamente o Santo Padre não concorda com algumas decisões do Trump, porém isso não significa que tenha problemas pessoais com ele, nem que vá agir como um Chefe de Estado mimado. A mídia, portanto, distorce o clima da relação entre ambos, como fez propagando a mentira de que o Papa Francisco teria dito que o Trump não é cristão.
Fonte Confiável (Radio Vaticano):
http://en.radiovaticana.va/news/2017/05/24/pope_francis_meets_president_trump_in_the_vatican/1314373