A Mídia: “Papa diz que cachorros vão para o céu e cria polêmica com teólogos” | OU | “Essa notícia, segundo relatos, foi desmentida pelo próprio repórter que a divulgou” ?

A Mídia: “Papa diz que cachorros vão para o céu e cria polêmica com teólogos”

O papa Francisco deu esperança aos gays, aos casais não casados e aos defensores da teoria do Big Bang. Agora, ganhou o carinho dos donos de cachorros, dos defensores dos direitos dos animais e dos vegans.

Ao tentar consolar um garotinho triste pela morte de seu cachorro, Francisco disse em recente aparição pública na Praça de São Pedro que “o paraíso está aberto a todas as criaturas do Senhor”.

Origem:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1561466-papa-diz-que-cachorros-vao-para-o-ceu-e-cria-polemica-com-teologos.shtml

A Verdade: “Apesar da notícia ter sido publicada em vários jornais sérios, como o New York Times, essa história é falsa!”

No dia seguinte após a publicação da matéria, o repórter do Times Rick Gladstone fez o que muitos colegas brasileiros não faz: Reconheceu que estava errado e atualizou o seu artigo!. 

Na correção, o New York Times explica que o papa apenas teria dito:

“A Sagrada Escritura nos ensina que a realização deste projeto maravilhoso também afeta tudo ao nosso redor.”

Fonte:
http://www.e-farsas.com/o-papa-francisco-disse-que-caes-vao-pro-ceu.html

Como essa notícia foi distorcida?

O desejo de apresentar o Santo Padre como uma aberração teológica leva toda a mídia nacional, e boa parte da internacional, a considerar como verdadeira uma afirmação feita por qualquer reporter que tenha entrevistado-o, mesmo sem a confirmação oficial do Vaticano. Aqui fica evidente o interesse da mídia em apresentar o Santo Padre como alguém que veio “mudar as rígidas estruturas da Igreja retrógrada e malvada”.

Segue a retratação do reporter:

” He spoke in a general audience at the Vatican on Nov. 26, not in consoling a distraught boy whose dog had died. According to Vatican Radio, Francis said, in speaking of heaven, “The Holy Scripture teaches us that the fulfillment of this wonderful design also affects everything around us.” He did not say: “One day, we will see our animals again in the eternity of Christ. Paradise is open to all of God’s creatures.”

Texto Completo da Retratação do Erro (The New York Times):
https://www.nytimes.com/2014/12/16/pageoneplus/editors-note-december-16-2014.html?_r=0